quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

JP ESCOLA


01/12/2012 - Teatro Municipal sedia o VI Lustbarkeit

A Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, realizou na noite de quarta-feira, 21 de novembro, a sexta edição do Lustbarkeit, no Teatro Municipal. O Lustbarkeit foi criado no ano de 2007 com o objetivo de apresentar para a comunidade os projetos artístico-culturais desenvolvidos nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. 
Inicialmente foi cantado o Hino de Pomerode que, junto com o brasão e a bandeira, são os símbolos oficiais do município. Lembrou-se que a letra do Hino de Pomerode traz implícita a história e a cultura do povo pomerodense que mantém no seu cotidiano, valores cultivados pelos antepassados. 
"O VI Lustbarkeit foi composto por 12 apresentações que representaram 11 Unidades Escolares da Rede Municipal. Entre as apresentações pudemos assistir teatro, música e dança", esclarece a coordenadora do evento, profª Roseli Weege Krueger.
Apresentações: 1. Alunos do Projeto Canção e Educação - O PROJETO "CANÇÃO E EDUCAÇÃO - CANTO CORAL NAS ESCOLAS, idealizado pela professora regente Dalci Valentin, prioriza socializar alunos das escolas de Pomerode através do exercício musical. O projeto iniciou em 2011, com a prática de canto coral em três escolas, da rede municipal de ensino. Em 2012, atua em sete escolas envolvendo 84 alunos e ao projeto foram incorporadas aulas de musicalização, além de oficinas de Música de apoio, objetivando aprimorar o já ativo Grupo de Flautas e constituir uma orquestra de sopros e cordas. Atualmente, o Projeto "CANÇÃO E EDUCAÇÃO" - CANTO CORAL NAS ESCOLAS de Pomerode é aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de proteção à cultura. O Grupo de Musicalização do Projeto CANÇÃO E EDUCAÇÃO, é formado por alunos, pais e professores da Rede de Ensino.
2. Escola Olavo Bilac - A PÍLULA FALANTE trata de uma peça teatral que retrata a história da pílula falante, onde Narizinho - dona de Emília - leva sua boneca ao Reino das Águas Claras, para curar sua mudez. A peça foi motivada pela ciranda da leitura deste ano, onde o autor era Monteiro Lobato. O Sítio do Pica Pau Amarelo faz parte de uma literatura que atravessa o tempo, as gerações.
3. CEI Rosa Borck - O trabalho da criança na educação infantil é brincar. E quando fala-se em brincar, logo vem à mente imagens de movimento e faz de conta: crianças subindo, descendo, imitando, correndo, pulando... E é esse trabalho que as crianças mostraram a todos nesta noite, destacando ainda as interações entre os alunos, pais e professores. Com certeza uma noite de alegria e emoção, onde o faz de conta e o movimento se uniram num Duelo de Mágicos.
4. Escola Almirante Barroso - O MUNDO DA IMAGINAÇÃO - peça criada durante uma aula de alfabetização, a partir de um texto coletivo que foi resultado de leituras de livros infantis e o faz de conta das crianças. Inicialmente era uma dramatização na sala de aula que envolvia bruxa, fada, super-herói, princesas e tudo que a imaginação permitir. Foi muito interessante para os alunos. A música cantada foi "Imaginação", de Nana Toledo.
5. CEI Nora K. Dallmann - O projeto Teatro é um investimento da APP. O teatro é uma atividade de enorme importância, fundamental na formação cultural de qualquer pessoa, auxilia a criança no seu desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento. Traz informação e entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida, expandindo o universo de vocabulários, memorização, socialização, coordenação, comunicação, expressão, criatividade, autoconhecimento, além de levar as crianças ao mundo do faz de conta. Apresentaram a peça ERA UMA VEZ UM REINO DE ÁGUAS CLARAS.
6. Escola Prof. Vidal Ferreira - O BOI - DE - MAMÃO é uma das manifestações mais populares do litoral catarinense. No norte e nordeste é conhecido como Bumbá-Meu - Boi e Boi - Bumbá. Dos conteúdos de folclore, a escola trouxe para o palco uma aula encenada em alegre coreografia ao som de uma cantoria contagiante.
7. Escola Prof. Curt Brandes - Os Saltimbancos é um dos musicais infantis mais populares do Brasil. O espetáculo narra, de forma bem humorada a história de quatro animais - um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata - que, desiludidos com o tratamento recebido por seus donos, resolvem se unir para conquistar a liberdade, tornando-se então saltimbancos. Inspirado em "Os Músicos de Bremen" dos Irmãos Grimm, os quatro animais formam um conjunto musical e resolvem cantar tudo o que vivenciam. Em homenagem a esta história musical os alunos interpretaram Saltimbancos Piruetas, um popurri das músicas História de uma Gata dos Saltimbancos e Piruetas dos Trapalhões, relembrando bons momentos da nossa cultura musical.
8. Escola Profa. Noemi V.C.Schroeder - Hänsel und Gretel é a história de João e Maria, duas crianças, que foram abandonadas na floresta. Conta a história, que um lenhador, que morava na beira da estrada e por falta de trabalho não tinha mais como alimentar seus filhos e por isso, ele e sua mulher as levaram no fundo da floresta e lá as abandonaram. As crianças passaram medo e dificuldades, mas as superaram. Conta a história, que elas encontraram uma bruxa, que as bajulou, as enganou e as explorou. O grupo concluiu que a bruxa é sinônimo do perigo que, hoje, as crianças enfrentam pois também existem pais que abandonam seus filhos e que também as crianças abandonadas em nosso meio enfrentam adulação, engano e exploração.
9. Escola Duque de Caxias - Durante o 2º semestre os alunos trabalharam o autor Monteiro Lobato na Ciranda da Leitura. A Ciranda de Leitura é uma iniciativa da Secretaria da Educação e vem sendo desenvolvida anualmente nas escolas da rede municipal. Para compartilhar um pouco deste trabalho, a escola trouxe a Dança A Cuca Te Pega, da cantora Cássia Eller. A Cuca é uma personagem do Sítio do Picapau Amarelo e seu principal objetivo é acabar com a casa de Dona Benta, mas nunca consegue concluir seus planos.
10.Escola Dr. Amadeu da Luz - O Projeto Bilíngue passou a adotar os gêneros textuais para o processo de ensino e de aprendizagem da língua alemã. O gênero textual - Conto - foi estudado pelos alunos. Após diversas atividades com ênfase na leitura, produção escrita e oralidade, estudaram a música Dornröschen, que vem a ser a história cantada deste conto e a apresentaram.
11. Escola Hermann Guenther - As personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo viajam no tempo e conhecem a cultura da Grécia, pois acham que Tia Anastácia foi raptada por um ser mitológico. Valem-se da magia contida na canastrinha da Emília. Apresentaram a Livre adaptação de Monteiro Lobato intitulada "O MInotauro".
Ao término das apresentações, a organização entregou, aproximadamente, 300kg de alimentos que foram doados pelas pessoas que prestigiaram o Lustbarkeit 2012, para os representantes da Casa da Solidariedade, o presidente, Dr. Eduardo Coimbra, e a Sra. Loraine Valentini. Para a Secretária de Educação, profa. Neuzi Schotten, "o evento atingiu seus objetivos, pois o público compareceu lotando o teatro e as escolas apresentaram uma pequena amostra das atividades culturais e artísticas desenvolvidas com nossos alunos na Rede Municipal".
Fotos: EDENILSON DOS SANTOS/JP
Fonte: http://www.jornaldepomerode.com.br/Interno.asp?cd_Noticia=3368&cd_Cat=2

01/12/2012 - Pomerode é destaque Nacional em educação
Foto: Divulgação

"Tudo que é feito com amor, tem mais valor". Foi esse lema o escolhido por duas professoras de Pomerode, ao optarem pela área da educação. Foi esse o lema, das mesmas profissionais, que encabeçaram o projeto "Instigando a curiosidade matemática: Contextos significativos como foco de exploração e aprendizagem", do Centro de Educação Infantil Municipal Rosa Borck. 
Com este trabalho, as professoras vão representar Santa Catarina, na etapa nacional que vai ser em Brusque, no próximo ano.
Mas para quem vê os louros desse trabalho sendo colhidos agora, não imagina que para chegar até aqui, houve muito, mas muito trabalho. E não só isso. Para alcançar a etapa nacional, na categoria "Professor", em que estão inscritas, Carmen Völz e Crista Konell precisaram enfrentar outras fases.
A primeira delas aconteceu na cidade, durante a Feira Municipal de Matemática, onde o município escolheu os melhores trabalhos em cada setor, para representar a cidade, na etapa regional. Nesta, que aconteceu em Ilhota, cada região escolheu os trabalhos para representar a localidade na fase estadual, na Feira Catarinense de Matemática, que foi realizada em Ibirama. Nessa apresentação, é o Estado que designa quem vai para a etapa Nacional. Durante a feira estadual, não adiantava apenas ser o melhor trabalho; além de ser destaque, o projeto apresentado precisava ter indicação para ir para a fase nacional. Foram três classificações: menção honrosa, destaque e destaque com indicação. E foi esta última, que levou Carmen e Crista a representarem toda Santa Catarina em 2013, na categoria "Professor", onde todos os estados brasileiros terão trabalhos concorrendo.
"Quando chegar julho de 2013, estaremos novamente com nossos ‘corações a mil'; mas confiantes de nosso esforço, dedicação... Nos esforçamos para que tudo ocorresse da melhor forma possível, mas, com certeza, nosso trabalho teve um brilho maior em cada etapa, pois muitas mãos amigas apoiaram. Nossa App, a direção, o grupo de funcionários, os pais e as crianças", finalizam.
O projeto"Instigando a curiosidade matemática: Contextos significativos como foco de exploração e aprendizagem". Esse foi o projeto do C.E.I. Rosa Borck, que destacou Pomerode, na categoria ‘Professor' e levou a cidade, ineditamente, a representar Santa Catarina para todo o país.
"Partindo da concepção que a criança é um ser completo, com suas próprias características, que tem um modo singular de entender e ver o mundo. Além disso, acreditamos que a criança é um sujeito ativo, participativo, explorador, reflexivo, questionador e, principalmente, muito curioso. A partir desse trabalho temos o objetivo de evidenciar a valorização da curiosidade da criança e a importância dos contextos significativos na Educação Infantil como estratégias que permitem a construção de significados sobre o mundo que a cerca e, principalmente, da linguagem matemática. Assim, criam-se possibilidades da criança atrever-se a explorar novos mundos, novas situações, novas experiências, nas quais seja capaz de propor soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, abandonar crenças e, consequentemente, ampliar seus conhecimentos", explicam as professoras.
Por meio desta proposta de trabalho, desencadearam-se situações nas quais a linguagem matemática e as demais linguagens fossem descobertas e exploradas pela criança. Vaso de plantas para a sala, caixa com presente, surpresa do C.E.I. para a turma, piscina de papel, área da natureza, área da areia do parque, caixa mágica, canto da massa de modelar, plantação das flores, aulas-passeio, trava-língua, foram contextos significativos que desencadearam a apropriação de conceitos matemáticos, como: quantidade, medida, tamanho, peso, espessura, volume, espaço, forma, operações matemáticas, classificação, seriação, estatística.
Desta forma, a linguagem matemática pode ser explorada de forma significativa, invadindo o cotidiano de cada criança, seja na instituição ou fora dela. Assumindo seu significado e razão para existir na vida de cada uma. "Isso porque esta linguagem, na Educação Infantil, pode ser trabalhada sem se preocupar tanto com a representação dos números. Verificamos que, ao registrar quantidades, formas, estimativas, operações matemáticas, o mesmo gera desequilíbrio no raciocínio lógico. Nós professores, mediadores do conhecimento, apoiados nas interações e nas ferramentas, disponibilizamos as crianças a saírem da zona de desenvolvimento real para, por meio da mediação (zona de desenvolvimento proximal), chegar à zona de desenvolvimento potencial", explicam.
"A matemática na educação infantil deve permitir que a criança crie, explore e invente seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo. A apropriação pelas crianças dos conceitos elencados acima, ultrapassam os contextos mencionados. Por meio desta proposta de trabalho contribuímos para que hoje e futuramente, a curiosidade da criança, juntamente com a confiança em suas capacidades e potencialidades sejam caminhos para a descoberta da matemática" finalizam.
Fonte: http://www.jornaldepomerode.com.br/Interno.asp?cd_Noticia=3369&cd_Cat=4

23/11/2012 - Curtas
Foto: Zelinski Fotografias

Ballet neste fim de semana em Pomerode - "A Floresta Amazônica"Através da dança clássica,contemporânea e o jazz, conheça um pouco da incrível diversidade biológica, índios , culturas e lendas brasileiras. O Projeto "Ballet Cultura"2012 apresenta o espetáculo "A Floresta Amazônia", nos dias 24 e 25 de novembro as 19:00 no Teatro Municipal de Pomerode.
As duas noites serão diferentes e contam com as creches municipais dançando no sábado e as escolas no domingo , o Corpo de Baile Municipal apresentam -se nas duas noites. O evento é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Pomerode e conta com o apoio : Karsten, Farmácia Farmallan ,Clube Pomerode, Clube Ipiranga, Clube Belz, Loja Maria Julia, Ritmus, Beatriz Niemeyer e Cecilia Ianetta Hradec.
As escolas envolvidas são: EBM Almirante Barroso, EBM DR. Amadeu da Luz, EBM Prof. Curt Brandes, EBM Hermann Guenther, E.B.M. Olavo Bilac, EBM. Prof Vidal Ferreira.,EM. Rodrigues Alves,Colégio Dr Blumenau, C.E.I.M. Senhora de Fátima, C.E.I.M. Rosa Borck, C.E.I.M Ruth Koch, C.E.I.M. Prof. Waltrut Siewerdt, C.E.I.M. Nora Dallmann.
As coreografias e direção são da professora Andrea Ianetta Hradec, que garante ser um ótima apresentação, as crianças estão bem ensaiadas e ansiosas para receber os aplausos, todos os detalhes deste, a escolha de música , figurino e coreografias foram feitos com muito carinho. Só esse ano o nosso Corpo de Baile Municipal conquistou sete premiações em festivais nacionais de dança.

Fonte: http://www.jornaldepomerode.com.br/Interno.asp?cd_Noticia=3283&cd_Cat=2

06/10/2012 - O que é o coração?
Foto: Divulgação

A turma do Pré II Matutino do C.E.I.M. Rosa Borck queria muito saber o que é o coração. Depois de pesquisar fizeram um texto coletivo, registrando o que haviam aprendido: "O coração leva sangue para todo nosso corpo. Ele vai e volta. Tem dois caninhos que saem do coração: um vermelho e azul. Dentro dos canos tem sangue e respiração (oxigênio). Então, quando a gente para de respirar, nosso coração logo para de funcionar também. Nosso coração não é assim, mas não faz mal se a gente desenhar ele assim. Nosso coração tem mais ou menos o tamanho de nossa mão fechada. Nosso coração fica batendo e quanto mais rápido a gente corre, mais rápido ele bate".
E, para finalizar o projeto, convidaram o biólogo e professor, Jonathan Weiler, para mostrar um coração de verdade.
"O professor Jonathan trouxe um coração de porco e a "profe" Jerusa, um coração de boi. A gente aprendeu que quanto maior a pessoa, maior é seu coração. O nosso coração é menor do que o da profe Jerusa, porque ela já é grande. A gente pode sentir o nosso coração na mão, aqui ó (mostrando o pulso) e também no pescoço. Na mão eu não consegui sentir, é mais difícil, mas no pescoço eu senti", relatou a aluna Mayara. 
Já o aluno Ruan complementou: "Nosso coração joga sangue para nosso corpo quando ele bate. E depois o sangue volta. Ele passa pelas veias. A gente consegue ver as veias no nosso corpo". 
Fernanda foi objetiva: "Eu tenho bastante no braço. O coração de boi é mais duro do que o de porco. Dentro do coração tem sangue". 
A descrição da experiência foi feita pelos jornalistas mirins da instituição: "O professor Jonathan trouxe uma faca que é bem afiada. Ele cortou o coração pra gente ver como era dentro. A gente viu por onde passa o sangue. O coração é um músculo e deixa a gente forte. Se nós estamos tristes, nosso coração não funciona direito. Se a gente está bem feliz, ele funciona melhor. A gente pôde pegar o coração na mão, mas pra isso a gente tinha que usar luvas. O coração era gelado, melecado e às vezes, escorregava da mão. Tinha gente que não pegou o coração na mão porque ficou com nojo. O professor Jonathan contou sobre a doação do coração. Quando alguém morre, a gente pode tirar o coração dele para dar para outra pessoa que está doente e que o coração não funciona mais direito. Mas não sei como fazem isso. Foi muito legal receber o professor Jonathan aqui na creche. Ele nos ensinou muitas coisas. Agora a gente sabe o que é um coração. Temos que cuidar bem dele para que seja sempre forte, como nosso músculo do braço".
A C.E.I.M. Rosa Borck agradece a atenção e carinho por parte do professor Jonathan.


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